sexta-feira, 28 de junho de 2013

EVOCAÇÃO (CRUZ E SOUSA) - Jerônimo Velasquez e Isabela Finco


Oh/ Lua/ vo/lup/tu/o/sa/ e/ ten/ta/do/ra, (A)
Ao/ mes/mo/ tem/po/ trá/gi/ca e/ fu/nes/ta, (B)
Lua/ em/ fun/do/ re/vol/to/ de/ flo/res/ta (B)
E/ de/ so/nho/ de/ va/ga em/ba/la/do/ra. (A)

Langue visão mortal e sedutora, (A)
Dos Vergéis sederais pálida giesta, (B)
Divindade sutil da morna sesta (B)
Da lasciva paixão fascinadora. (A)

Flor fria, flor algente, flor gelada (C)
Do desconsolo e dos esquecimentos (D)
E do anseio, da febre atormentada. (C)

Tu que soluças pelos céus nevoentos (D)
Longo soluço mágico de fada, (C)
Dá-me os teus doces acalentamentos! (D)

Vocabulário:
  • Voluptuosa (1° verso): adj. Que encerra volúpia ou prazer; deleitoso, delicioso. Sensual, lúbrico, lascivo, libidinoso: espetáculo voluptuoso. Que é dado aos prazeres, especialmente aos prazeres sexuais
  • Funesto (2° verso): adj. 1. Que traz consigo a morte. 2. Que anuncia ou precede a morte. 3. [Figurado] Sinistro, desgraçado, infausto. 4. Fatal; cruel.
  • Langue (5° verso): adj. Abatido, debilitado, langoroso: criança lânguida. Voluptuoso. Mórbido. Mole, frouxo.
  • Vergéis (6° verso): (provençal vergier, do latim viridarium, -ii, lugar com árvores) s. m. Lugar com árvores. = HORTO, JARDIM, POMAR
  • Sederais (6° verso): não encontrado...
  • Giesta (6° verso): s.f. Planta leguminosa de flores amarelas
  • Sesta (7° verso): s. f. 1. Sono de curta duração que se dorme geralmente depois da refeição do almoço. 2. Tempo durante o qual os trabalhadores interrompem o trabalho ao almoço. 3. Hora de descanso.
  • Lasciva (8° verso): (latim lascivus, -a, -um, petulante, brincalhão, licencioso, devasso) adj. 1. Libidinoso. 2. Sensual. 3. Travesso, folgazão. Acalentamento (14° verso): v.t.d. e v.pron. Fazer com que alguém durma ao som de acalantos (cantigas); embalar ou embalar-se: o pai acalentava o filho; acalentou-se no colo do avô. P.ext. Segurar nos próprios braços; aconchegar ou aconchegar-se: a mãe acalentava o filho em seus braços; ele se acalentava com a namorada. Fazer ficar calmo ou tranquilo; serenar ou serenar-se: o riso acalenta a alma; os competidores acalentavam-se no aconchego de seus lares. v.t.d. Ocasionar conforto a; confortar: o que os acalenta é o conforto de um amor verdadeiro.

ANÁLISE DO POEMA EVOCAÇÃO

Figuras de linguagem:
Metáfora (emprego de uma palavra ou uma expressão, em um sentido que não é muito comum, em uma relação de semelhança entre dois termos): 

"Oh Lua voluptuosa e tentadora, [...]"
Sinestesia (é o cruzamento dos sentidos humanos (visão, olfato, paladar, tato e audição), a fusão de sensações diferentes numa só expressão): 
"[...] Dos Vergéis sederais pálida giesta, [...]"
Gradação (Figura que consiste em dispor várias palavras ou expressões que se enriquecem mutuamente em progressão ascendente ou descendente):
"[...] Flor fria, flor algente, flor gelada [...]"

Pleonasmo (Repetição da mesma ideia):
[...] Do desconsolo e dos esquecimentos [...]
Características simbolistas:
Falta de clareza – Os poetas achavam que era mais importante sugerir elementos da realidade, sem delineá-los totalmente. A palavra é empregada para ter valor sonoro, não importando muito o significado.
Sinestesia – Os poetas, tentando ir além dos significados usuais das palavras, terminam atribuindo qualidade às sensações. As construções parecem absurdas e só ganham sentido dentro de um contexto poético.
Maiúsculas no meio do verso – Os poetas tentam destacar palavras grafando-as com letra maiúscula.
- "Dos Vergéis sederais pálida giesta".
Erotismo – "Oh Lua voluptuosa e tentadora", "Da lasciva paixão fascinadora." dentre outros versos.
Morte – "Langue visão mortal e sedutora"

Interpretação:
Este soneto fala de uma mulher sensual e bela, porém aquele que a amava não podia tê-la. Ele somente observava sua amanda, via como ele era bonita, mas, de fato, sabia que só em sonhos poderia tê-la. Pode-se indentificar essa contradição em suas ideias, pois ao mesmo tempo em que ele elogia sua amanda,ele tbm reconhece que não pode tê-la como retratado na 1ª estrofe.

Autores - Jerônimo Velasquez e Isabela Finco
Turma: 305

Um comentário:

  1. Explique as figuras de linguagem.

    Personificação inadequada.

    Há sinestesia na 2ª e 4ª estrofes . Na 3ª estrofe há gradação, pleonasmo e antítese.

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