Oh/
Lua/ vo/lup/tu/o/sa/ e/ ten/ta/do/ra, (A)
Ao/
mes/mo/ tem/po/ trá/gi/ca e/ fu/nes/ta, (B)
Lua/
em/ fun/do/ re/vol/to/ de/ flo/res/ta (B)
E/
de/ so/nho/ de/ va/ga em/ba/la/do/ra. (A)
Langue
visão mortal e sedutora, (A)
Dos
Vergéis sederais pálida giesta, (B)
Divindade
sutil da morna sesta (B)
Da
lasciva paixão fascinadora. (A)
Flor
fria, flor algente, flor gelada (C)
Do
desconsolo e dos esquecimentos (D)
E
do anseio, da febre atormentada. (C)
Tu
que soluças pelos céus nevoentos (D)
Longo
soluço mágico de fada, (C)
Dá-me
os teus doces acalentamentos! (D)
Vocabulário:
- Voluptuosa (1° verso): adj. Que encerra volúpia ou prazer; deleitoso, delicioso. Sensual, lúbrico, lascivo, libidinoso: espetáculo voluptuoso. Que é dado aos prazeres, especialmente aos prazeres sexuais
- Funesto (2° verso): adj. 1. Que traz consigo a morte. 2. Que anuncia ou precede a morte. 3. [Figurado] Sinistro, desgraçado, infausto. 4. Fatal; cruel.
- Langue (5° verso): adj. Abatido, debilitado, langoroso: criança lânguida. Voluptuoso. Mórbido. Mole, frouxo.
- Vergéis (6° verso): (provençal vergier, do latim viridarium, -ii, lugar com árvores) s. m. Lugar com árvores. = HORTO, JARDIM, POMAR
- Sederais (6° verso): não encontrado...
- Giesta (6° verso): s.f. Planta leguminosa de flores amarelas
- Sesta (7° verso): s. f. 1. Sono de curta duração que se dorme geralmente depois da refeição do almoço. 2. Tempo durante o qual os trabalhadores interrompem o trabalho ao almoço. 3. Hora de descanso.
- Lasciva (8° verso): (latim lascivus, -a, -um, petulante, brincalhão, licencioso, devasso) adj. 1. Libidinoso. 2. Sensual. 3. Travesso, folgazão. Acalentamento (14° verso): v.t.d. e v.pron. Fazer com que alguém durma ao som de acalantos (cantigas); embalar ou embalar-se: o pai acalentava o filho; acalentou-se no colo do avô. P.ext. Segurar nos próprios braços; aconchegar ou aconchegar-se: a mãe acalentava o filho em seus braços; ele se acalentava com a namorada. Fazer ficar calmo ou tranquilo; serenar ou serenar-se: o riso acalenta a alma; os competidores acalentavam-se no aconchego de seus lares. v.t.d. Ocasionar conforto a; confortar: o que os acalenta é o conforto de um amor verdadeiro.
Disponível
em: <http://www.priberam.pt/>
<http://www.dicio.com.br/>
ANÁLISE
DO POEMA EVOCAÇÃO
Figuras
de linguagem:
Metáfora (emprego de uma palavra ou uma expressão, em um sentido que não é muito comum, em uma relação de semelhança entre dois termos):
"Oh Lua voluptuosa e tentadora, [...]"
"Oh Lua voluptuosa e tentadora, [...]"
Sinestesia (é o cruzamento dos sentidos humanos (visão, olfato, paladar, tato e audição), a fusão de sensações diferentes numa só expressão):
"[...] Dos
Vergéis sederais pálida giesta, [...]"
Gradação (Figura que consiste em dispor várias palavras ou expressões que se enriquecem mutuamente em progressão ascendente ou descendente):
"[...] Flor fria, flor algente, flor gelada [...]"
Pleonasmo (Repetição da mesma ideia):
[...] Do desconsolo e dos esquecimentos [...]
"[...] Flor fria, flor algente, flor gelada [...]"
Pleonasmo (Repetição da mesma ideia):
[...] Do desconsolo e dos esquecimentos [...]
Características
simbolistas:
Falta
de clareza – Os poetas achavam que era mais importante sugerir
elementos da realidade, sem delineá-los totalmente. A palavra é
empregada para ter valor sonoro, não importando muito o significado.
Sinestesia
– Os poetas, tentando ir além dos significados usuais das
palavras, terminam atribuindo qualidade às sensações. As
construções parecem absurdas e só ganham sentido dentro de um
contexto poético.
Maiúsculas
no meio do verso – Os poetas tentam destacar palavras grafando-as
com letra maiúscula.
-
"Dos Vergéis sederais pálida giesta".
Erotismo
– "Oh Lua voluptuosa e tentadora", "Da lasciva
paixão fascinadora." dentre outros versos.
Morte
– "Langue visão mortal e sedutora"
Interpretação:
Este
soneto fala de uma mulher sensual e bela, porém aquele que a amava
não podia tê-la. Ele somente observava sua amanda, via como ele era
bonita, mas, de fato, sabia que só em sonhos poderia tê-la. Pode-se
indentificar essa contradição em suas ideias, pois ao mesmo tempo
em que ele elogia sua amanda,ele tbm reconhece que não pode tê-la
como retratado na 1ª estrofe.
Autores - Jerônimo Velasquez e Isabela Finco
Turma: 305
Turma: 305
Explique as figuras de linguagem.
ResponderExcluirPersonificação inadequada.
Há sinestesia na 2ª e 4ª estrofes . Na 3ª estrofe há gradação, pleonasmo e antítese.