Nomes: Núpolla S. Rabelo e Natali L. Machado
Turma: 306
A harpa (Cruz e Souza)
Pren/de, ar/re/ba/ta,
en/le/va, a/trai, con/so/la (A)
A har/pa/ tan/gi/da/ por/ con/vul/sos de/dos, (B)
Vi/vem/ ne/la mis/té/ri/os/ e se/gre/dos, (B)
É /ber/ceu/se,/ é
ba/la/da, é bar/ca/ro/la.(A)
Harmonia nervosa que
desola,(A)
Vento noturno dentre os
arvoredos(B)
A erguer fantasmas e
secretos medos,(B)
Nas suas cordas um soluço
rola...(A)
Tu'alma é como esta
harpa peregrina (C)
Que tem sabor de música
divina (C)
E só pelos eleitos é
tangida.(D)
Harpa dos céus que pelos
céus murmura (E)
E que enche os céus da
música mais pura, (E)
como de uma saudade
indefinida.(D)
Vocabulário
Convulso:
(2º verso) adj.
Em que há convulsão; trêmulo; agitado.
Berceuse:(4º
verso) É uma
palavra francesa que siginifica canção de ninar, uma canção
doce
para a criança dormir.
Barcarola:(4º
verso) É uma
música de caráter folclórico, cantada pelos gondoleiros de Veneza,
na Itália; ou uma peça musical escrita neste estilo. Na música
clássica a barcarola mais
famosa é ¨ Os Contos de Hoffman¨, composta por Jaques Offenbach.
Peregrina:(9º
verso) Perigrinar,
uma pesoa que sai da sua terra para trabalhar ou viver
em
outra.
Tangida:(2º
verso) v.t.
Tocar (as cordas de instrumentos musicais, um fole de ferreiro,
ou
o gado). / Tocar, açoitar, fustigar (animais para que andem ou
fujam): o boiadeiro
tangeu
o gado para a invernada. / Fig. Dizer respeito a, pertencer. / —
V.i. Soar: o sino
tangia
lúgubre.
Murmura:(12º
verso) suspira;
suspiras; suspire; sussurra; sussurras; sussurre.
Murmurar : v.i.
Produzir som surdo e prolongado/ Falar baixinho, de forma
inaudível/.V.t. Pronunciar em voz baixa/ Contar em segredo.
Análise
do poema “A Harpa”
Figuras
de linguagem
- Gradação “ É berceuse, é balada é barcarola” (Dispões as ideias em ordem crescente gerando o clímax) (4º verso)
- Antítese “ Harmonia nervosa” (Expõe ideias opostas) (5º verso)
- Sinestesia “ Sabor de musica divina” (aproxima na mesma expressão, sensações percebidas por diferentes órgãos do sentido)( 10º verso)
Metáfora "Nas suas cordas um soluço rola"(Faz uma comparação subentendida, entre palavras semelhantes ) (8º verso)
Comparação " Tu' alma é como esta harpa peregrina" (Faz uma comparação de um ser a outro) (10º verso)
Características
simbolistas
Musicalidade
“Harmonia
nervosa que desola” [...] (5º verso)
“A
harpa tangida por convulsos dedos” [...] (2º verso)
“Enche
os céus da música mais pura [...] (13º verso)
“Sabor
da musica divina[...] (10º verso)
Religiosidade
“Divina”
(10º verso), “céus”(11º verso)
Noite/Noturno: "Vento
noturno" (2º verso, 2ª estofe).
Interpretação
O
soneto de Cruz e Souza ( A Harpa) faz referência a harpa,
relacionando o instrumento e os sons por ele produzidos, com a alma
do "eu lírico" (Tu'alma) no 1º verso da 3ª estrofe.
A melodia que os dedos "convulsos" "eleitos"
produzem ao tocar o instrumento desvendam os "mistérios"
e "segredos" nela contidos.
Em
suma, assim como a harpa a alma do "eu lírico" só
é desmistificada quando elege. Para tocar um instrumento
com som suave e lírico como o da harpa, exige destreza e
aptidão. Para com a alma, a mesma coisa. E quando o feito se realiza
se extrai tanto da harpa quanto da alma, sons "divinos".
Verificar métrica poética.
ResponderExcluirA metáfora está inadequada.
Há metáforas.