quinta-feira, 27 de junho de 2013


Nomes: Núpolla S. Rabelo e Natali L. Machado

Turma: 306

A harpa (Cruz e Souza)

Pren/de, ar/re/ba/ta, en/le/va, a/trai, con/so/la (A)
A har/pa/ tan/gi/da/ por/ con/vul/sos de/dos, (B)
Vi/vem/ ne/la mis/té/ri/os/ e se/gre/dos, (B)
É /ber/ceu/se,/ é ba/la/da, é bar/ca/ro/la.(A)

Harmonia nervosa que desola,(A) 
Vento noturno dentre os arvoredos(B) 
A erguer fantasmas e secretos medos,(B) 
Nas suas cordas um soluço rola...(A)

Tu'alma é como esta harpa peregrina (C)
Que tem sabor de música divina (C)
E só pelos eleitos é tangida.(D)

Harpa dos céus que pelos céus murmura (E)
E que enche os céus da música mais pura, (E)
como de uma saudade indefinida.(D)


 Vocabulário

Convulso: (2º verso) adj. Em que há convulsão; trêmulo; agitado.
    Berceuse:(4º verso) É uma palavra francesa que siginifica canção de ninar, uma canção
   doce para a criança dormir.
Barcarola:(4º verso) É uma música de caráter folclórico, cantada pelos gondoleiros de Veneza, na Itália; ou uma peça musical escrita neste estilo. Na música clássica a barcarola mais famosa é ¨ Os Contos de Hoffman¨, composta por Jaques Offenbach.
   Peregrina:(9º verso) Perigrinar, uma pesoa que sai da sua terra para trabalhar ou viver
   em outra.
  Tangida:(2º verso) v.t. Tocar (as cordas de instrumentos musicais, um fole de ferreiro,
  ou o gado). / Tocar, açoitar, fustigar (animais para que andem ou fujam): o boiadeiro
  tangeu o gado para a invernada. / Fig. Dizer respeito a, pertencer. / — V.i. Soar: o sino
  tangia lúgubre.
Murmura:(12º verso)  suspira; suspiras; suspire; sussurra; sussurras; sussurre. Murmura: v.i. Produzir som surdo e prolongado/ Falar baixinho, de forma inaudível/.V.t. Pronunciar em voz baixa/ Contar em segredo.

Análise do poema “A Harpa”

     Figuras de linguagem 
  • Gradação “ É berceuse, é balada é barcarola” (Dispões as ideias em ordem crescente gerando o clímax) (4º verso)
  • Antítese “ Harmonia nervosa” (Expõe ideias opostas) (5º verso)
  • Sinestesia “ Sabor de musica divina” (aproxima na mesma expressão, sensações percebidas por diferentes órgãos do sentido)( 10º verso)
    Metáfora "Nas suas cordas um soluço rola"(Faz uma comparação subentendida, entre palavras semelhantes ) (8º verso)
    Comparação " Tu' alma é como esta harpa peregrina" (Faz uma comparação de um ser a outro) (10º verso)





 Características simbolistas

 Musicalidade
Harmonia nervosa que desola” [...] (5º verso)
A harpa tangida por convulsos dedos” [...] (2º verso)
Enche os céus da música mais pura [...] (13º verso)
Sabor da musica divina[...] (10º verso)
      Religiosidade
Divina” (10º verso), “céus”(11º verso)
     Noite/Noturno: "Vento noturno" (2º verso, 2ª estofe).

     Interpretação
 O soneto de Cruz e Souza ( A Harpa) faz referência a harpa, relacionando o instrumento e os sons por ele produzidos, com a alma do "eu lírico" (Tu'alma) no 1º verso da 3ª estrofe. A melodia que os dedos "convulsos" "eleitos"  produzem ao tocar o instrumento desvendam os "mistérios" e "segredos" nela contidos. 
Em suma, assim como a harpa a alma do "eu lírico" só é desmistificada quando elege. Para tocar um instrumento com som suave e lírico como o da harpa, exige destreza e aptidão. Para com a alma, a mesma coisa. E quando o feito se realiza se extrai tanto da harpa quanto da alma, sons "divinos".

Um comentário:

  1. Verificar métrica poética.

    A metáfora está inadequada.

    Há metáforas.

    ResponderExcluir