Alunas: Alicy Simas, Anna Gardasz Turma: 310
Pa/ra/ en/can/tar/ os cír/cu/lós/ da/ Vi/da - (A) (assonância)
É/ ser/ tran/qüi/lo/, sonha/dor/, con/fian/te, - (B)
Sem/pre/ tra/zer/ o co/ra/ção/ ra/di/an/te - (B) (assonância)
Co/mo/ um/ rio/ e ro/sais/ jun/to/ de er/mi/da. - (A) (assonância
Beber na vinha celestial, garrida – (A)
Das estrelas o vinho flamejante - (B) (assonância e aliteração)
E caminhar vitorioso e ovante - (B)
Como um deus, com a cabeça enflorescida. - (A) (aliteração c,m)
Sorrir, amar para alargar os mundos – (C) (aliteração)
Do Sentimento e para ter profundos – (C) (assonância)
Momentos e momentos soberanos. - (D) (aliteração, assonância)
Para sentir em torno à Terra ondeando - (E) (aliteração > m/n, r)
Um sonho, sempre um sonho além rolando - (E) (aliteração)
Vagas e vagas de imortais oceanos. - (D) (aliteração)
Características do
Simbolismo:
- Letra maiúscula
no meio do poema;
- Características de religiosidade: "Como um rio e rosais junto de ermida". "Beber na vinha celestial, garrida", "Como um deus, com a cabeça enflorescida"
- Espiritualismo : "É ser tranquilo, sonhador, confiante" "sempre trazer o coração radiante" "Do sentimento, e para ter profundos momentos e momentos soberanos"
- Ênfase em temas místicos, imaginários e subjetivos :
- Espiritualismo : "É ser tranquilo, sonhador, confiante" "sempre trazer o coração radiante" "Do sentimento, e para ter profundos momentos e momentos soberanos"
- Ênfase em temas místicos, imaginários e subjetivos :
"Beber na vinha celestial, garridaDas estrelas o vinho flamejante
E caminhar vitorioso e ovante
Como um deus, com a cabeça enflorescida"
- Produção de obras de arte baseadas na intuição, descartando a lógica e a razão e a desconsideração das questões sociais abordadas pelo Realismo e Naturalismo :
"Para encantar os círculos da Vida
é ser tranqüilo, sonhador, confiante,
sempre trazer o coração radiante"
- Utilização de recursos literários como, por exemplo, a aliteração (repetição de um fonema consonantal) e a assonância (repetição de fonemas vocálicos).
Vocabulário:
E caminhar vitorioso e ovante
Como um deus, com a cabeça enflorescida"
- Produção de obras de arte baseadas na intuição, descartando a lógica e a razão e a desconsideração das questões sociais abordadas pelo Realismo e Naturalismo :
"Para encantar os círculos da Vida
é ser tranqüilo, sonhador, confiante,
sempre trazer o coração radiante"
- Utilização de recursos literários como, por exemplo, a aliteração (repetição de um fonema consonantal) e a assonância (repetição de fonemas vocálicos).
Vocabulário:
Ermida:
Pequena igreja, capela, templo rústico.
Vinha: Terreno Plantado de videiras; Aquilo que dá
lucro, a vinha do senhor, vida religiosa.
Ovante:
Vitorioso, triunfante.
Odeando:
Formando ondas.
Garrida:
terra fértil.
Figuras de Linguagem:
Metáfora:
“Para encantar os círculos da vida” ("círculos da vida" é uma metáfora)
“Sempre
trazer o coração radiante” ("coração radiante" é uma metáfora)
"[...] Com a cabeça enflorescida" (metáfora em "cabeça enflorescida")
Sinestesia: "Para sentir em torno à Terra ondeando (mistura de sentidos em "sentir" e "ondeando" > barulho das ondas ou vê-las > audição/visão)
"[...] Com a cabeça enflorescida" (metáfora em "cabeça enflorescida")
Sinestesia: "Para sentir em torno à Terra ondeando (mistura de sentidos em "sentir" e "ondeando" > barulho das ondas ou vê-las > audição/visão)
Metonímia:
“Para sentir em torno à terra ondeando”
Comparação:(o uso do "como"):
“Como um rio e rosais junto de ermida”
“Como um rio e rosais junto de ermida”
“Como um
deus, com a cabeça enflorescida”
Personificação:
“Imortais Oceanos” ("mortais" qualidade de um ser atribuído para uma coisa inanimada)
Interpretação:
Cruz e
Sousa fala sobre o equilíbrio entre a terra e o céu. Faz comparações entre o ser humano e figuras inanimadas para interpretar a serenidade do indivíduo (usando principalmente aspectos da natureza, como o rio, rosais, etc).Além disso, fala sobre a relação entre o homem e a religiosidade, na alma e como isso é importante para se viver bem. No poema nota-se uma forte ligação entre o real e o imaginário.
Verificar métrica poética.
ResponderExcluirAmpliar Características do Simbolismo e interpretação.
Explicar as figuras de linguagem. Há sinestesia.
Assonância e Aliteração, mostre-as.